O chá de bebê ou chá de fraldas costuma ser um evento bem esperado do fim da gravidez, quando finalmente a chegada do bebê parece virar um momento real. Para organizar uma celebração inesquecível, você não necessariamente precisa de um caminhão de dinheiro, mas uma boa dose de planejamento e de criatividade.
Veja a seguir as sugestões do Meubbee para um chá em que você e todos os convidados se divirtam.
Quem deve organizar o chá de bebê?
Geralmente o chá de bebê ou de fralda fica por conta de qualquer outra pessoa que não os próprios pais, embora não haja regra fixa sobre isso. O mais comum é que um parente, uma amiga ou uma colega de trabalho bem próxima se mobilizem para organizar o evento por e para você.
Se você tem muita vontade de ter um chá de bebê e ninguém está se voluntariando, que tal pedir para a vovó (ou uma irmã, ou uma prima) fazer as honras dos convites? Prepare uma lista de pessoas para convidar e peça para ela mandar. Depois você mesma pode organizar o resto da festa do seu jeito, de acordo com o seu orçamento.
Qual a melhor época da gravidez para fazer o chá?
O chá de bebê acaba sendo uma boa distração para aquela ansiedade mais no finzinho da gravidez, quando parece que os dias demoram anos para passar. Além do mais, nada como um evento com a presença da mamãe de barrigão bem grande para aumentar a torcida da contagem regressiva para o grande dia.
Mas procure marcar a data antes das 37 semanas de gravidez, para não correr o risco de o bebê chegar antes da festa.
Ao escolher uma data, converse com as avós e as pessoas mais chegadas para ter certeza de que elas não têm compromissos no mesmo dia. Nada mais chato do que planejar uma comemoração e metade dos convidados não aparecer por algum motivo.
Quem deve ser convidado para o chá de bebê ou de fralda?
Tudo depende do formato do chá de bebê. Hoje em dia, as opções incluem chá só de mulheres, chá incluindo os maridos e outras crianças, festa separada para amigos e outra só de família, festa somente na empresa.
Se as pessoas próximas a você querem fazer mais de um chá de bebê, não há problema algum, contanto que os convidados sejam mesmo diferentes, para evitar aquela sensação de que seu intuito é acumular muitos presentes.
Avós, irmãs e melhores amigas podem, sem dúvida, participar de todos, se você quiser, mas não deixe de ressaltar que o que vale é a presença e não o presente.
Caso o chá seja para alguém que já tem um ou mais filhos, a lista de convidados normalmente acaba sendo menor e formada por um círculo mais íntimo de amigos. Vale incluir aí também alguém que, por alguma razão, ficou de fora do chá de bebê de seus outros filhos.
Que tipo de convite devo usar?
Pode ser convitinho tradicional, de papel, convite digital ou até por telefone. Além das informações básicas de data e endereço do local do chá, algumas pessoas gostam de incluir um telefone de contato para confirmar presença (é sempre mais fácil organizar uma festa sabendo quantas pessoas participarão) e também o tema do chá (só fraldas, por exemplo).
Há famílias que têm o costume de indicar um presente para cada pessoa já no convite. É preciso tomar o cuidado de incluir presentes simples, baratinhos e acháveis em qualquer lugar. A vantagem é evitar presentes repetidos. A desvantagem é que esse sistema pode acabar sendo uma imposição e uma inconveniência para o convidado. Além do mais, a mãe perde a possibilidade de ganhar itens que não conhecia ou que não considerou e que podem ser superúteis para o bebê.
Conheça os presentes mais úteis para quem vai ter bebê.
Tem quem coloque junto também nome de lojas onde há uma lista de presentes disponível, mas dá para dar essa informação só para quem perguntar depois, assim ninguém fica na obrigação de presentear itens daquele determinado lugar.
Não deixe de comunicar o evento com antecedência de pelo menos duas semanas, assim as pessoas terão tempo de se programar para ir e de comprar um presente ou lembrancinha.
Dicas de planejamento para o chá de bebê ou de fraldas
Veja a seguir algumas sugestões sobre como organizar e animar a festa:
-
- Selecione um tema para amarrar todo o evento, como chá de fraldas, chá de roupinhas, chá só para distrair a futura mamãe, chá para homens e mulheres, chá para montar a biblioteca do bebê. Não é essencial ter um tema, mas isso certamente ajudará você a organizar a festa, além de ser divertido para os convidados.
-
- Considere quanto quer gastar em bebidas, comidas e decoração antes de fechar o horário do “chá”. Por exemplo, um lanchinho da tarde sai mais barato do que convidar para um almoço ou jantar. Se for uma festa para os homens também, a cerveja muitas vezes é inevitável e certamente engordará a conta.
Não faça o chá na aposta de que o investimento será pago em dobro na forma de muitas fraldas e presentes. Às vezes isso até acontece, mas não é incomum que, na última hora, bastante gente acabe não indo ao evento ou até indo e não levando nada, o que vira uma grande decepção.
- Considere quanto quer gastar em bebidas, comidas e decoração antes de fechar o horário do “chá”. Por exemplo, um lanchinho da tarde sai mais barato do que convidar para um almoço ou jantar. Se for uma festa para os homens também, a cerveja muitas vezes é inevitável e certamente engordará a conta.
-
- Chá de bebê que é chá de bebê tem que ter alguma brincadeira, mesmo que você ache meio bobagem. Não precisa ser nada para “humilhar” a futura mamãe na sua falta de conhecimento sobre crianças. Pelo contrário, pode ser uma rodada de mães experientes competindo para ver quem tem a pior história de cocô de bebê para contar ou o recorde de madrugada mais longa em claro, ou ainda o relato mais tocante de parto. Ou então o jogo básico de tentar adivinhar o que é cada presente, mesmo sem “prendas”.
-
- Há também as brincadeiras mais tradicionais, como pedir para a futura mamãe trocar a fralda de uma boneca (fabrique um cocô na fralda com papinha de supermercado). Ou fazer uma competição de troca de fralda entre os homens.
-
- Você pode dar uma lembrancinha no final do evento para todo mundo que compareceu ou então ter alguns “prêmios” para distribuir durante as brincadeiras e “competições” entre convidados. Não precisa ser coisa de bebê. Dependendo do seu orçamento, vale alguma guloseima, um produto para a pele, um livro, um ingresso para cinema, um vale-compras ou um vasinho de planta.
- Um dos pontos altos de muitos chás de bebê é a hora de abrir os presentes. Mas, se você não quer abrir os pacotes em público para não deixar ninguém sem graça na comparação, sem problemas. Faça um agradecimento geral para todos e deixe para mandar uma mensagem depois para agradecer aos convidados individualmente pelos presentes.