Se você está bombeando o leite materno para o seu bebê, você pode estar se perguntando, quanto tempo o leite materno pode ficar de fora? E como eu guardo isso?
Primeiro de tudo, bom para você! A amamentação nem sempre é fácil, mas você está certificando-se de que o bebê esteja recebendo a melhor comida, mesmo quando estiver fora. Neste post, vamos desmistificar quanto tempo o leite materno pode ficar de fora, além de responder algumas perguntas sobre armazenamento de leite materno.
Dicas para bombear e armazenar o leite materno
Se você está bombeando o leite materno para o bebê, há algumas orientações que facilitarão muito a vida e garantirão a segurança do leite.
- Lave as mãos antes de bombear.
- Use recipientes que foram devidamente higienizados com água morna e sabão.
- Guarde o leite em quantidades de 30ml a 60ml (ou o que você sabe que seu filho vai terminar em uma alimentação).
- Deixe uma polegada ou mais de espaço no topo para expansão se colocar no freezer.
- Sempre coloque a data na mamadeira.
- Congele ou refrigere o mais rápido possível. Se um refrigerador não estiver disponível, um cooler isolado será a melhor escolha a seguir.
O leite materno restante pode ser servido?
O problema potencial em servir o leite restante é que as bactérias da boca do bebê podem entrar na garrafa e contaminar o leite, por isso é melhor evitar a sobra de alimentos, se possível.
No entanto, muitas mães têm problemas com esta resposta, uma vez que o leite materno é como o ouro líquido, e desperdiçar até mesmo uma pequena quantidade é devastador para uma mãe que está bombeando. Muitas fontes dizem que, apesar da possibilidade de crescimento de bactérias, é seguro alimentar o leite materno restante.
Um estudo descobriu que um pouco de leite materno que foi refrigerado por 8 dias tinha menos bactérias do que quando foi retirado. Isso ocorre porque o leite materno contém células vivas e anticorpos que ajudam a combater as bactérias ruins.
Segundo a médica Ruth Lawrence, autora de Aleitamento Materno, Um Guia para o Profissional Médico:
“O leite materno pode permanecer com segurança à temperatura ambiente por 6 a 8 horas e não precisa ser descartado se a primeira tentativa de alimentação estiver incompleta. Em contraste, a fórmula (leite industrializado em pó) deve ser refrigerada e descartada após a primeira tentativa de alimentação, pois não contém anticorpos ou fatores de proteção contra infecção ”.
Portanto, uma boa regra é evitar a alimentação das sobras, armazenando o leite materno em quantidades menores. Se você alimentar sobras de leite materno, ofereça-o em poucas horas após o último alimento, de preferência (possivelmente até 6 a 8 horas depois).
Por quanto tempo o leite materno pode ficar de fora?
É sempre melhor refrigerar ou congelar o leite imediatamente, mas e se você estiver no trabalho? Ou se você esqueceu de uma garrafa no balcão? Felizmente, o leite materno é um alimento vivo que pode resistir a ficar de fora por um período de tempo relativamente longo.
Leite fresco
Leite recém-expresso pode ser armazenado à temperatura ambiente por 6 a 8 horas. Se o ambiente estiver quente, recomenda-se o uso antes das 4 horas de exposição.
Refrigerador e coolers
Leite recém-tirado pode ser armazenado em um refrigerador com gelo por 24 horas.
Geladeira
O leite fresco pode ser armazenado na parte de trás do refrigerador por 3 a 8 dias (supondo que ele tenha sido coletado da forma mais cuidadosa possível). Idealmente, deve ser usado ou congelado dentro de 3 dias. O leite descongelado pode ficar na geladeira por 24 horas. Não recongele.
Freezer
O leite materno fresco deve ser armazenado na parte de trás, longe da porta, e deve ser usado dentro de 6 meses.
Ultra Congelador
O leite fresco pode ser armazenado em um freezer por 6 a 12 meses.
Descongelamento e aquecimento de leite congelado
A melhor maneira de descongelar o leite materno congelado é gradualmente na geladeira. Se isso não for uma opção, coloque a garrafa de leite congelado em água morna (ou segure-a embaixo da torneira). Aumente a temperatura da água lentamente até que o leite não esteja mais frio (mas não quente).
Nunca use o microondas para o leite materno. O microondas pode causar pontos quentes no leite que podem ser muito perigosos para a boca sensível do bebê. O microondas também pode destruir alguns dos anticorpos no leite. Quem quer isso?!
Tenha em mente que uma vez que o leite é refrigerado ou congelado, ele perde alguns de seus antioxidantes e habilidades de combate às bactérias. Ainda é o melhor alimento para o bebê, mas não durará tanto quanto o leite fresco.
Considerações finais sobre o armazenamento do leite
O leite humano é incrível. Ele pode ficar de fora por muito mais tempo do que qualquer outro alimento e ainda estar seguro. Pode ser congelado e ainda ser nutritivo. Que tipo de comida maravilhosa é essa?! Ah, certo – a comida perfeita da natureza para o bebê, que vem do seu corpo incrível, mamãe!
Então, da próxima vez que você deixar um pouco de leite acidentalmente, provavelmente não precisará jogá-lo fora. Considerando quanto tempo e energia são necessários para bombear esse precioso ouro líquido, isso é música para os ouvidos!
Referências: Mayoclinic.org e Webmd.com, Via MamaNatural.