Uma enorme transformação silenciosa ocorre no corpo da mulher durante as quatro primeiras semanas de gravidez. Sem a mulher se dar conta, seu corpo se prepara a cada minuto para receber um bebê durante os próximos 9 meses. Saiba aqui um pouco dessa revolução física e mágica do corpo humano feminino.
Gravidez primeiro mês
O 1º mês de gravidez é composto por 4 semanas. Entenda como funciona cada uma delas.
Semana 1 gravidez
Chamada de semana 1, é considerada a primeira semana de gravidez, que se inicia logo que ocorre a ovulação, 14 dias antes da próxima menstruação. Como normalmente não é possível saber com exatidão o dia da concepção, utiliza-se o primeiro dia de sua última menstruação como referência.
O que acontece nas primeiras 4 semanas de gravidez?
É muito importante planejar a gravidez se possível, pois tanto o período pré-gravidez quanto essa primeira semana são essenciais na formação do feto. Antes de engravidar, procure ingerir boa quantidade de ácido fólico, e mantenha essa ingestão no primeiro trimestre da gravidez. Isso contribui para o fechamento do tubo neural do bebê e previne contra a anemia macrocítica. Você encontra o ácido fólico em alimentos como brócolis, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão, peixes, etc, além de medicamentos que contém a substância. Converse com seu médico.
Semana 2 gravidez
A fecundação já é uma realidade, o óvulo encontrou com o espermatozóide no final da segunda semana. As futuras características físicas do bebê são definidas, como cor dos olhos e cabelo, estatura, e também se será menino ou menina. O óvulo passa a se chamar ovo ou zigoto e dá início a um processo de divisão de células.
Semana 3 gravidez
O ovo se implanta no revestimento do útero. Nesse momento pode acontecer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez. A placenta começa a ser formada, ela alimentará o bebê enquanto ele estiver no útero materno, e chegará a pesar 400g ao final da gestação. Os sintomas de gravidez ainda não apareceram.
Semana 4 gravidez
A menstruação não veio, o que faz a mulher desconfiar que está grávida. Os primeiros sintomas de gravidez aparecem: dores e inchaço nos seios, escurecimento da aréola, cansaço, sonolência e náuseas.
O ovo, com pouco mais de 1mm, começa a se dividir em três tecidos que darão origem à órgãos, esqueletos e demais partes do corpo do bebê. A placenta continua se desenvolvendo, e está ligada ao embrião pelo cordão umbilical, em formação como a rede vascular, que fará trocas de nutrientes com o sangue materno.