Após o nascimento do primeiro filho, todos os pais têm sempre essa dúvida:
Quando o bebê pode sair de casa pela primeira vez?
O ideal é esperar o bebê completar pelo menos 2 meses, antes de sair de casa pela primeira vez.
Durante esse período, o recém-nascido aproveitou os benefícios do aleitamento materno (que providencia anticorpos contra patologias infectocontagiosas), recebeu as vacinas mais relevantes e começou a se acostumar com as temperaturas.
É por esse motivo que deveríamos evitar passear com a criança antes de completar os 2 meses de vida. Aliás, nessa fase, nem a própria mãe deveria sair de casa, para se recuperar adequadamente do trabalho de parto. Somente o pediatra pode dizer a data correta de acordo com a saúde da mãe e do filho.
Leia Também: As dicas mais importantes para as mamães de primeira viagem
Saiba como proteger o seu bebê dos passeios com frio ou calor
Muito mais do que a idade, o fundamental é escolher o melhor local para sair de casa pela primeira vez: por exemplo, devemos evitar pôr a criança em contato com agentes que provoquem infecções, porque os recém-nascidos ainda não têm o seu sistema imunológico totalmente formado.
Supermercados e shoppings são alguns dos locais mais desaconselháveis
Ou seja, o melhor é que o bebê fique longe de espaços bastante fechados e com muitas pessoas. Supermercados e shoppings são alguns dos locais mais desaconselháveis.
É igualmente importante ficar atento ao tempo: no frio, proteja o bebê com manta, casaco, gorro e luva (mas sem sufocar a criança); no calor, priorize as peças leves, que garantam que o corpo respire.
Independentemente do clima, o bebê costuma necessitar de uma camada a mais de agasalhos, se compararmos com uma pessoa adulta.
Nos dias com temperaturas mais elevadas, as mamães têm de se hidratar para ter leite suficiente para a amamentação, e devem proteger os filhos da exposição ao sol, porque não é aconselhável colocar protetor solar no recém-nascido antes do primeiro semestre de vida, sem a aprovação do médico.
Conheça mais 2 cuidados que deve ter sempre que sai com o bebê
- 1. Leve a bolsa do bebê com todos os itens essenciais: fraldas, muda de roupa, água (se a criança tiver mais de 6 meses).
- 2. Não se esqueça do álcool em gel, que é essencial, se a criança tocar num objeto utilizado por muita gente, por exemplo.
Pingback: Glorita Cajaty #1: O Desafio do Desenvolvimento Infantil » Meubbee