Leitura para bebês: conheça os benefícios


Bebês são extremamente inteligentes e totalmente dependentes dos adultos. Por isso, necessitam de ajuda para que possam – pouco a pouco – apropriar-se da realidade que os cerca, sentindo-se seguros e amados.

Achadinhos Meubbee

Ler para os bebês, desde a gestação até o nascimento, mesmo quando ainda são bem pequenos, pode trazer vários benefícios. É por meio da voz dos pais ou responsáveis que se estabelecem os primeiros vínculos de afeto do bebê.

Essa voz tranquiliza, conecta e apresenta o mundo a ele. E “quando essa voz vem acompanhada de histórias – ela confere ritmo e ajuda na construção de um espaço seguro de comunicação entre o adulto e a criança” – explica Denise Gilherme da A Taba.

Descubra: Mimar é uma das melhores formas de desenvolvimento afetivo e emocional para uma bebê

DESCUBRA:  Mãe de primeira viagem: deve dar ouvidos aos conselhos que lhe dão?

Assim, quando dedicamos um tempo à criança e proporcionamos a ela uma experiência de leitura, estamos lhe favorecendo um encontro especial com a linguagem. Desta forma, ele “compreende a forma, a entonação e o sentimento expresso nessa voz que canta e conta”.

Tudo isso é fundamental não só para o desenvolvimento psíquico do bebê, como de toda a família. A leitura promove, então, vínculo, segurança, desenvolvimento e compreensão.

Mas como manter o bebê sentado ouvindo minha leitura?

Bebês aprendem pelo movimento e pela interação com outros bebês e com adultos. Além disso, nos primeiros anos de vida, eles querem conhecer o mundo ao redor. Sendo assim, não espere que eles fiquem parados.

“De preferência, esteja à vontade e totalmente envolvida com o livro e com o momento que deseja compartilhar. Se o adulto estiver inteiro e presente, a criança sentirá essa conexão e, imediatamente, estará próxima de você, tornando os momentos de leitura uma ótima oportunidade para troca de afetos tão preciosos na primeira infância”, ressalta Denise.

DESCUBRA:  Grávida no carnaval? Saiba como aproveitar a folia!

Outra dúvida é em relação aos livros mais indicados para os pequenos. “Para os bebês, o mundo é um grande espaço sensorial a ser explorado. Tudo lhes interessa: os sons, as texturas, as cores, as formas, as proporções, os cheiros, os gostos” – continua.

Descubra: O desafio do desenvolvimento infantil

Os bebês nascem com a grande maioria dos neurônios prontos. Mas essas células precisam se conectar, através de ligações conhecidas como sinapses, para que todo o sistema nervoso funcione com perfeição. Estas conexões neuronais são construídas ao longo do desenvolvimento infantil.

Apesar de ser possível que os cérebros adultos gerem novas células neuronais e crie novas sinapses, a chamada neuroplasticidade (a habilidade do sistema nervoso se adaptar a novas condições), é durante a primeira infância que esta capacidade está com todo o potencial de desenvolvimento.

DESCUBRA:  5 erros comuns na hora de dar banho no bebê

Por isso é muito importante ler para os seus pequenos o quanto antes. Você sabia desse truque para melhorar o desenvolvimento do seu bebê? Conta para gente quais são seu planos de leitura pros seus pimpolhos.


2 Comentários

  1. Elzi Reply

    Começamos a ler ao nosso bebê com 4 meses de gestação, estou com 7 meses e continuarmos. Eu e ele amamos ler livros e planejamos passar isso para o nosso menino.

    • Cegonha Meubbee Post authorReply

      É incrível não é? E quanto mais eles crescem e ficam mais participativos, mais gostoso é.
      Todo mundo deveria tentar, esse laço é inquebrável.

      Beijos,
      Elzi 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *