Por que nossos pés crescem na gravidez?


Durante a gravidez os ligamentos de todo seu corpo relaxam, daí os pés crescem na gravidez. Para algumas mulheres, seus pés encolhem gradualmente. Todas as outras precisam comprar novos calçados!

Achadinhos Meubbee
pés crescem na gravidez

A Gravidez geralmente altera o tamanho e a forma dos pés de uma mulher, segundo pesquisadores da Universidade de Iowa relataram na edição de março da revista americana de medicina física e reabilitação. Os autores acrescentaram que a mudança é permanente.

As mulheres grávidas geralmente desenvolvem pés chatos durante a gravidez, possivelmente porque o peso extra que elas ganham achata o arco do pé. Além disso, as articulações tendem a ser mais soltas durante a gravidez. Há um hormônio que o corpo produz durante a gravidez chamado relaxina, esse hormônio facilita o processo de nascimento, provocando um alongamento e um amolecimento do colo do útero e a sínfise púbica (onde se encontram os ossos púbicos). A Relaxina também permite que os ligamentos dos pés se estiquem. Os investigadores sugerem que esta perda de altura do arco é permanente.

DESCUBRA:  10 coisas que você deve fazer ao descobrir que está grávida

O Dr. Neil Segal, professor adjunto de Ortopedia e reabilitação, disse: “Eu tinha ouvido mulheres relatando alterações em seu tamanho de sapato com a gravidez, mas não encontrei nada sobre isso em revistas médicas ou livros didáticos. Para estudar isso mais cientificamente, medimos os pés das mulheres no início de sua gravidez e cinco meses após o parto. Descobrimos que gravidez de fato levou a mudanças permanentes nos pés das mulheres”.

Segal e equipe seguiram 49 mulheres, todas elas grávidas, durante seu primeiro trimestre da gravidez e então outra vez aproximadamente cinco meses depois que tinham dado à luz. Eles coletaram medições dos arcos estáticas e dinâmicas. A equipe descobriu que, na maioria das mulheres (60% – 70%), seus pés se tornaram mais largos e mais longos.

DESCUBRA:  O que mulheres de vários países levam na bolsa da maternidade?

Autor: Henrique Torres
FONTE: https://www.saredrogarias.com.br/noticias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *