Durante a gravidez os ligamentos de todo seu corpo relaxam, daí os pés crescem na gravidez. Para algumas mulheres, seus pés encolhem gradualmente. Todas as outras precisam comprar novos calçados!
A Gravidez geralmente altera o tamanho e a forma dos pés de uma mulher, segundo pesquisadores da Universidade de Iowa relataram na edição de março da revista americana de medicina física e reabilitação. Os autores acrescentaram que a mudança é permanente.
As mulheres grávidas geralmente desenvolvem pés chatos durante a gravidez, possivelmente porque o peso extra que elas ganham achata o arco do pé. Além disso, as articulações tendem a ser mais soltas durante a gravidez. Há um hormônio que o corpo produz durante a gravidez chamado relaxina, esse hormônio facilita o processo de nascimento, provocando um alongamento e um amolecimento do colo do útero e a sínfise púbica (onde se encontram os ossos púbicos). A Relaxina também permite que os ligamentos dos pés se estiquem. Os investigadores sugerem que esta perda de altura do arco é permanente.
O Dr. Neil Segal, professor adjunto de Ortopedia e reabilitação, disse: “Eu tinha ouvido mulheres relatando alterações em seu tamanho de sapato com a gravidez, mas não encontrei nada sobre isso em revistas médicas ou livros didáticos. Para estudar isso mais cientificamente, medimos os pés das mulheres no início de sua gravidez e cinco meses após o parto. Descobrimos que gravidez de fato levou a mudanças permanentes nos pés das mulheres”.
Segal e equipe seguiram 49 mulheres, todas elas grávidas, durante seu primeiro trimestre da gravidez e então outra vez aproximadamente cinco meses depois que tinham dado à luz. Eles coletaram medições dos arcos estáticas e dinâmicas. A equipe descobriu que, na maioria das mulheres (60% – 70%), seus pés se tornaram mais largos e mais longos.
Autor: Henrique Torres
FONTE: https://www.saredrogarias.com.br/noticias