Muitos pais assumem que um ambiente silencioso seja um ingrediente indispensável para que o bebê possa dormir bem. Em alguns casos, o silêncio realmente ajuda o bebê a dormir, uma vez que não há estímulos sonoros. No entanto, muitas vezes o silêncio ainda é alvo de estranheza para o pequeno, já que até enquanto estava no útero havia uma presença constante de sons.
Esse falta de familiaridade com o silêncio pode dificultar que o pequeno tenha um momento tranquilo de sono e por isso, recorrer à alguns sons pode ser uma ótima alternativa.
Som para o bebê dormir
Barulho familiar
Alguns bebês – especialmente os que têm irmãos – estão acostumados com ruídos ou pequenos barulhos, de modo que, quando são colocados em um ambiente extremamente silencioso acabam estranhando. Nesses e em outras circunstâncias, existem sons tranquilizantes, como os chamados de white noise por exemplo, que podem ajudar o pequeno a pegar e a se manter no sono.
Silêncio estrangeiro
Quando o bebê tem poucos meses é comum ele acordar constantemente durante à noite. Se eles acordam em um quarto silencioso é normal chorarem pelos pais, pois é a última memória que tiveram antes de dormir. Quando existe um som familiar, pode acontecer com frequência dele sentir que está reconfortado e voltar a dormir.
O que é ruído branco?
O white noise, ou ruído branco, é um sistema para acalmar o choro dos bebês que atua de modo a camuflar os sons presentes do ambiente ou o próprio silêncio. Muitas pessoas recorrem à ele – inclusive adultos – pois os sons são pensados de modo a ocupar todo o espectro auditivo do bebê, sem variação de altos e baixos e constante, fazendo com que o cérebro relaxe e facilite a chegada do sono.
Quando deixar de usar o som de fundo?
Muitos pais ficam preocupados em condicionar o sono do bebê ao som, ou seja, que sem o som o pequeno não consiga dormir. Alguns médicos afirmam que não há problema em recorrer ao som até o primeiro ano de idade, pois a passagem entre momentos de grande estímulos auditivos para um sem estímulo nenhum é muito abrupta para o pequeno não estranhar.
De qualquer forma, se for necessário, há passos para desabituar o bebê a ouvir sons para dormir. Um deles é ir abaixando o volume a cada noite, durante duas semanas.
Quais sons são bons para fazer o bebê dormir?
- Som de chuva caindo no telhado
- Som de cachoeira
- Som de floresta
- Som semelhante ao do útero
- Cantigas de ninar instrumentais
- Barulho do fundo do mar
- Barulho de pássaros
Fonte: Vix