É melhor passar a gravidez no verão ou no inverno?
A maioria dos casais prefere planejar a gravidez de acordo com o seu tempo de trabalho ou às suas necessidades pessoais. Agora que muitas mulheres podem decidir qual é o melhor momento para engravidar, a gente se pergunta: qual a melhor época do ano para ter um bebê.
Passar o último trimestre no verão tem suas vantagens, mas também suas desvantagens. Os incômodos da gravidez na sua reta final se intensificam e a verdade é que na estação do verão faz muito calor. Analisamos as vantagens e as desvantagens da gravidez nessa época do ano.
Desvantagens da gravidez no verão
O principal obstáculo a ser superado durante o último trimestre no verão é o calor. De acordo com a região em que vivemos, os meses de verão podem ser muito incômodos, uma vez que nossa temperatura corporal também aumenta na reta final da gravidez. Insônia, sufocos e cansaço serão os principais inconvenientes do verão para uma gestante.
Também teremos que levar em conta o considerável aumento de peso neste último trimestre e o calor não ajuda precisamente que nos sintamos melhor. Os incômodos mais típicos da gravidez, como o inchaço nos pés e em outras partes do corpo se agrava nos meses de verão e a única forma de aliviá-los um pouco é nos hidratando bebendo muita água.
Ao beber muita água para nos protegermos do calor no leva a aumentar as contínuas vontades de urinar, agora que o útero pressiona a bexiga. Mas, como dizemos, nem tudo são inconvenientes da gravidez no verão e para algumas desvantagens como a pouca vontade de praticar um exercício, por exemplo, a gente sempre pode dar a volta por cima.
Vantagens da gravidez no verão
No verão a gente tem mais tempo livre para descansar e se coincidir com as férias, poderemos aproveitar os dias de praia e caminhar na areia ou nadar, um exercício que pode nos ajudar muito nessa última etapa da gravidez. As principais vantagens de passar o verão estando grávida se encontram nesse tempo livre e sem estresse que podemos aproveitar para nos ocuparmos em aliviar os incômodos da gravidez.
Outra vantagem de estar grávida no verão é algo mais material e se refere à roupa. A roupa da gestante, que pode ser mais cara que a roupa habitual, se substitui no verão por vestidos largos que, além de econômicos são mais cômodos e leves. Além disso, o sol contribui com inumeráveis benefícios físicos e emocionais para a gestante, sempre e quando tomarmos as medidas de proteção adequadas.
FONTES:
Vilma Medina
Laura Vélez
Redatora de Guiainfantil.com