Chá de Bebê Guia completo passo-a-passo com fotos

gestante com o guia completo de cha de bebe

Leia, salve e baixe o check-list do Chá de Bebê Guia Completo

É uma tradição no mundo inteiro o bebê receber uma chuva de presentes. Um sonho para as mães e uma honra para as pessoas que vão participar deste momento tão importante da vida. Desde muito, mas muito tempo se comemora e recebe presentes para chegada de um bebê.
 

Achadinhos Meubbee
Três Reis Magos presentes de Chá de Bebê
Três Reis Magos presentes

Particularmente eu acho a data mais importante a ser comemorada, claro existe outras datas “épicas” na vida como o casamente, formatura, 15 anos e outras, mas nada como celebrar uma nova vida, a do seu bebê. Seus convidados estão muito empolgados com esse milagre que está chegando e certo que dispostos a participar e dar um presente para o bebê como forma de reconhecimento por ser considerada uma pessoa importante na comemoração. Isso é só o começo, aqui no Chá de Bebê Guia completo vamos deixar tudo bem mastigado para você, se tiver dúvidas ou sugestões envie em nos comentários abaixo.

 

O objetivo principal é claro, celebrar a vida do seu bebê em uma festa inesquecível, mas não esqueça dos presentes, independente da sua condição financeira. Sendo assim, durante o conteúdo vamos lhe dar dicas de como realizar o seu Chá de Bebê, como fazer com que esses presentes sejam bem aproveitados e você consiga depois agradecer um por um, todos aqueles que compareceram e/ou lhe deram um presentinho.

Realizando um Chá de Bebê

 

Neste post Chá de Bebê Guia completo Juntamos toda a experiência que nós temos com diversas experiências de outras mamães para lhe dar todo caminho bem definido, fazer com que tudo corra da melhor forma possível e você consiga aproveitar bem a festa. Existem variações nos Chás, como Revelação, Fraldas no Trabalho e Rifa, mas vamos nos concentrar no que é comum a todos e faremos links para essas variações com as suas particularidades, vamos lá:

Primeiro consiga ajuda para produzir essa festa e gerenciar os seus convidados.

Ajuda para organizar o seu chá de bebê
Ajuda para organizar o seu chá de bebê

A gravidez cansa, se juntar ao trabalho cansa e somar uma festa no meio do caminho cansa, cansa, cansa, cansa,…Se você não trabalha na área de produção de eventos, realmente vai precisar de ajuda, não é todos os dias que produzimos uma festa, né?
Consiga o que for possível, mas sua equipe pode ser:
1 pessoa para ficar como ” dona” da operação do evento.
Uma ou mais pessoas que vão realizar tarefas, uma ou mais tarefas isoladas, por exemplo: abastecer a mesa de comida, gelar as bebidas, lixo, entrada e etc
Pessoas que vão colaborar na arrumação e desmontagem da sua festa ( nesta hora, se possível você vai pra casa)
 

Depois pense em duas coisa: 1° A sua Lista de convidados, mesmo que só aproximada, pois assim você pode definir o 2°, que é o local (parte 1 de 2), o tamanho que comporta os convidados e a estrutura da sua festa, já faça uma lista de possibilidades. Ainda mais se o seu Chá de Bebê não for na sua casa ou outro local que você não tenha o controle. Ai você realmente precisa ver isso com uma boa antecedência, se for em épocas festivas é mais um complicador.
Se você mora distante da família e amigos, faça um site do seu Chá com uma lista de presentes da para receber os presentes convertidos em dinheiro de forma fofinha e elegante. Assim você pode chamar mais pessoas. Na verdade se moram fora do seu local de origem você pode convidar só pro Chá de Bebê virtual, ai pode convidar quantas pessoas quiser, o céu é o limite e neste caso, quanto mais gente convidar, mais presentes pode ganhar. Leia o post, depois CLIQUE AQUI em Como fazer um Chá de bebê Online.

Quando fazer?

Agora planeje a data, horário e local(parte 2 de 2). Lembrando que entre o 7° e o 8° mês é o período mais indicado para fazer. Já tem uma boa barriga e você está brilhando muito como uma mãe 😉

Quando fazer o seu Chá de Bebê

Procure fazer no final de semana, a tarde, 14h, 15h ou 16h, não passe disso para durar no máximo entre 4h a 5h.
O Local vai depender do número de convidados e da disponibilidade da sua casa, local emprestado ou alugado. Se a festa é um sonho para você, invista nele, experiência única. Caso o orçamento da festa esteja meio apertada, sugiro fazer uma lista de Chá de Bebê Online para receber os presentes em dinheiro e investir na festa por exemplo. Depois de ler, baixar e imprimir todo o conteúdo que vamos lhe entregar, clique aqui para saber mais, vamos lhe ajudar a multiplicar esses presentes. 😉
 

Que tema escolher?

Temas para Chá de Bebê

Bom supondo que você já tem o nome do bebê, você pode fazer algo com o nome dele, escolher um tema tradicional, da moda ou sazonal como Chá de Bebê Junino, Arraiá, também pode adaptar para um tema de festa que você gosta, como churrasco, Feijoada ou outras festa tradicional na sua região. Caso você não tenha o Nome e vai fazer um Chá de Revelação, leia, baixe e imprima esse material, se tem festa isso aqui vai te ajudar, mas não deixe de saber mais AQUI sobre CHÁ DE REVELAÇÃO, temos dicas bem bacanas!

Definir tema caso contrate uma decoradora, ver que temas ela tem disponível, vai facilitar a sua vida.

Temas neutros, apenas com o nome do bebê e elementos deste cenário fofinho e bonito.
Está usando muito ursinhos, circo, garça, plantas, arcos desconstruídos, nuvens e arco-íris.

 

DESCUBRA:  Obstetra: como escolher o melhor para você

Decoração seguindo o seu tema escolhido

Se você for contratar uma cerimonialista ou decoradora, ela lhe fará as perguntas certas e vai executar a identidade visual do seu tema com todas as partes gráficas alinhadas, com mesmos elementos, cores, mesmas fontes e detalhes. Agora se você e/ou a pessoa eleita para lhe ajudar nessa parte vão tocar essa produção, sugiro que pesquise antes, separe imagens de referência e vá ao mercado em busca de lojas especializadas ou na internet mesmo. Existem muitos kits prontos que são uma mão na roda.

Lojas de festas para Chá de Bebê

Lembrancinhas alinhadas ao tema. Veja aqui no Chá de Bebê Guia completo.
Escolha algo que todos possam usar. Cole um adesivo com o tema ou elementos da identidade visual do seu Chá de Bebê.

🔸Difusores na sacola de papel com uma das cores do seu tema, pode ser lisa ,mesmo, mas se quiser pode colar mais um adesivo por fora.

🔸Kits docinhos na embalagem plástica com adesivo e na sacola de papel com uma das cores do seu tema, pode ser lisa ,mesmo, mas se quiser pode colar mais um adesivo por fora.

🔸Cupcake decorado com o mesmo processo dos Kits docinhos.

🔸Sabonete artesanal

 
Agora que você já definiu o tema, podemos ver os convites com a mesma identidade visual ou você também pode usar uma imagem da barriga, ultrassom, do casal segurando um sapatinho ou fotos produzidas em geral. Nós do Meubbee lhe damos de graça muito mais que um convitinho, damos um site animado, então você pode criar uma arte ou subir simplesmente uma imagem na capa do seu site, compartilhar que o seu convidado vai ter acesso as informações da festa, além de confirmar presença no campo de R.S.V.P., escrever mensagens lindas no seu mural, comprar o seu presentinho da sua lista e ver fotos e vídeos exclusivos se você postar lá. Vamos falar mais sobre isso aqui no post.

O que servir

O que servir no Chá de Bebê

Aqui vai depender se você contratou um buffet ou alguém, se você vai assumir essa função, se nomeou alguém ou se cada um vai trazer algo, tipo a antiga festa americana (hi-fi). Mesmo que cada um traga algo, alguém tem que ficar com a tarefa de ser a “dona” da mesa, vai cuidar, abastecer, limpar, organizar a mesa, cozinha e geladeira onde concentra tudo que gira em relação a comida.

Se vai contratar o Buffet ou alguém, que seja indicado por pessoas de confiança, peça referências, verifique números de contato/endereço, se possível o ideal é tentar experimentar antes. No mínimo 3 propostas, compare as três e escolha a mais justa, faça um contrato, um mínimo que seja, mas tudo no papel. Cuidado com as expectativas, não vá pagar por refrescos em pó e achar que vai receber sucos naturais exóticos da Amazônia. Isso vale para contratação dos demais fornecedores.

O Bolo alinhado com o tema
Se tiver muitos convidados, eu vejo duas soluções, a primeira é mais simples, um bolo grande para todos ou alugue um bolo decorado fake e sirva o bolo real depois (preferível cortar durante a festa para não ressecar). Agora se for para poucas pessoas ou virtual, fica mais fácil. Lembrando de pedir indicação, contrato, experimentação e expectativas.

 

Os doces

Docinhos para Chá de Bebê

Conte uns 5 docinhos por pessoa, aumente para 10 caso sua lembrancinha seja o kit doces. Compre forminhas de decoração somente para a mesa, você pode servir mais depois e distribuir os kits para quem for embora, pode deixar organizado em uma mesa, estante ou entregar um a um.

lanches

Lanches para Chá de Bebê

Tente visualizar o mix de pessoas convidados na sua lista, é um pouco de tudo? Tem muitas crianças? Muitos idosos ou somente o pessoal da mesma faixa etária?
🔸Salgados – Fritos e/ou assados
🔸Pão a metro
🔸Mini sanduíches variados
🔸Saladinhas
🔸Caldos
🔸Salada de frutas
🔸Comida de festa de criança (já entra no clima): mini hambúrguer, mini cachorro quente, mini pizza, pipoca, algodão doce.
Agora se for temático tipo, Arraiá do Bebê, Churrasco, Carna Bebê, Feijoada ou outros você pode misturar com comidas típicas desses temas.

 

Fornecedores

Fornecedores para Chá de Bebê

Aqui, nesta fase do Chá de Bebê Guia completo, as orientações servem para todos os tipos de festa:
✅ Busque indicações, boa pontuação em plataformas de serviço e/ou depoimentos. Isso aumenta a chance de 100% de sucesso nos serviços prestados, na confiança, garantias e entregas.
✅ Alinhe a identidade visual e tema da sua festa com as entregas, no caso de buffet, além disso, o cardápio deve estar alinhado com o local, clima, época do ano e horário a ser servido, não vai servir caldos no Alto verão, né?
✅ Faça contratos, mesmo que simples.
✅ Se a data do evento for distante, mantenha o contato e informações de como anda seus eventos e a saúde da sua empresa.
✅ Lembre-se ” o combinado não sai caro” a comunicação deve ser muito clara e constar no contrato. Caso haja algo que foi mudado, incluído ou cortado, após avaliar os impactos financeiros e de tempo, podem sim ser recalculado. Cuidado para não se empolgar, comprar A e querer que o fornecedor entregue A+B, seja justa, assim o negócio transcorre saudável e com segurança.
✅Peça um cronograma, com horário inegociável de chegar cedo para evitar e contornar problemas na pré produção final.
✅ Na semana que antecede o evento você deve ter contatos frequentes com os fornecedores, inclusive um dia antes, mesmo que seja para perguntar; ” Está tudo ok e certo para amanhã?

 

Cerimonialista

Cerimonialista para Chá de Bebê

Se esse for o seu caso, então o seu papel muda, vai aprovar e acompanhar os prazos definidos no cronograma do seu contrato. Você vai usar este Guia para consultar e ter referências e saber ler sinais de que está tudo indo bem ou não na produção da sua festa.

DESCUBRA:  Desejo de gravidez: o que suas vontades dizem sobre a gestação

 

Decoradora

Decoradora para Chá de Bebê

Como disse anteriormente, ela pode lhe ajudar a definir o tema de acordo com o material que ela tem disponível, o que sempre fica mais em conta em vez de pedir algo que ela tenha que criar do zero.
Algumas Decoradoras estão quase no papel de uma cerimonialista, indicando ou internalizando outros fornecedores de uma festa como o buffet, animação, brinquedos, bolos, doces, lembracinhas, local e etc…

 

Locais

Locais para realizar o seu Chá de Bebê

O ideal vai depender do número de convidados, fácil acesso e disponibilidade dos locais.
🔹Sua casa? – Indico sempre delimitar o acesso a apenas uma parte da casa.
🔹Casa de alguém? Atenção para as condições para realização na casa dos outros, etiqueta dobrada, olho no horário, limpeza e organização em respeito a quem cedeu o local, não é fácil.
🔹Play de alguém? A mesma coisa, Atenção para as condições para realização na casa dos outros, etiqueta dobrada, olho no horário, limpeza e organização em respeito a quem cedeu o local, problemas podem gerar multas ao morador.
🔹Casa de Festas – Leia bem o contrato, tente falar com quem já fez lá e visite em um dia com festa se possível pra ver tudo funcionando.
🔹Parque – Veja se é necessário autorização ou apenas chegar. Muito Importante Chegue cedo, se possível em local com banheiro perto ou alugue banheiro(s) químico(s). Faça cedo para não depender de luz, a não ser que tenha acesso a energia ou leve um mini gerador. Posicione vários lixos e pelo amor de Deus!! Ao terminar deixe tudo limpo, espaço publico tem que ser cuidado, grama, nosso filhos vão agradecer e farão o mesmo!

 

Buffet – Tipos de Pacotes

Buffet de Chá de Bebê

Aí vai do seu bolso ou formato que esteja pensando, lembre-se, 3 orçamentos, ver referências, fazer contrato, acompanhar e se possível falar com alguém que já usou o serviço. Pacotes mais comuns:

▪️completo
▪️comida
▪️comida+bebida c/ alcoólicos
▪️comida+bebida s/ alcoólicos
▪️comida+bebida s/ alcoólicos ,mas você incluindo o alcoólico
▪️com doces
▪️com bolo
▪️café / chás

 

Fotógrafo

Fotografo e ensaio de Barriga para Chá de Bebê

Vai Contratar? Nomear alguém? Não esqueça de pedir para seus convidados tirarem fotos e mandar para você, às vezes eles tem um olhar e percepção diferentes e pegam algo de vários ângulos.
Eu acho que vale a pena contratar, momento muito especial, se possível faça pacote com ensaio de Barriga, fotos na maternidade, Ensaio fotográfico do bebê e se você não tiver como contratar, identifique alguém que é bom nisso, passe a tarefa e avise aos convidados para tirar e lhe enviar as fotos. Seu fotógrafo pode pensar também na foto de capa do seu site de Chá de Bebê, fotos da família e até do perfil de familiares caso você queira incluir no seu site. PEÇA SEMPRE PARA ELE SALVAR AS FOTOS NA NUVEM ANTES DE SAIR DO EVENTO. Reduz riscos de perda, roubo ou estravio do material e ele pode editar a entrega com tranquilidade posteriormente.

 

Som

Som e Música para Chá de Bebê

É mais ambiente, mas nada que impeça de dar uma esquentada do meio para o final 😉
O repertório vai depender dos seus convidados, tem muitas crianças? Se sim, vai ter que ter música infantil também, mas no geral é a média do seu gosto e de seus convidados. procure tudo que é mais pop dos ritmos escolhidos, assim você tem mais chance de agradar gregos e troianos.
Crie listas no Spotify, Deezer ou pesquise videos com repertório no Youtube, mas somente se você tiver a versão paga, pois ninguém merece os comerciais, uma ideia caso você não tenha a versão paga é aderir ao período de experiência de 1 mês grátis, depois cancela. 😉
Pode usar o som de casa, do local, alugado ou até contratar um DJ. Tem gente que contrata bandas também.

 

Animação e Brincadeiras

Brincadeiras no Cha de Bebê, Fraldas ou Revelação.
Brincadeiras no Cha de Bebê, Fraldas ou Revelação.

Vale aqui lembrar de respeitar a personalidade da grávida, algumas são mais animadas outras mais tímidas. Procure sempre as brincadeiras mais saldáveis, pra cima e com energia boa!
Defina amigas que vão ajudar a produzir os materiais e organizar as brincadeiras.

Para crianças – Se tem muitos filhos de convidados, contratar animadores ou eleger pessoas que tenham esse interesse faz todo sentido. Geralmente é com som, instrumentos, bexigas, alguns truques de mágica e/ou circo. média de 2h a 3 horas, alguns ficam mais.
🔸 Desenho da família – Deixe a criançada desenhar a nova família com lápis de cera, canetinha ou lápis de cor.
🔸 Onde está o sapatinho do bebê? esconda antes da festa e bote a criançada para procurar.
 

Para adultos – Aí temos abaixo uma lista de brincadeiras para você escolher.

🔸 Troca fralda – convidados vão disputar o menor tempo possível para se trocar uma fralda, mas com todo cuidado e carinho. 2 bonecas, fraldas sujas ( de algo cheiroso rs e não tóxico), limpas e todos os apetrechos para a troca.
🔸 Quem é o convidado? Distribua papel e caneta para os convidados descreverem alguma situação com os pais e eles devem adivinhar quem é.
🔸 Jogo tipo Imagem&Ação – Quadro para convidados desenharem itens de bebê, vence no voto popular os melhores 3 desenhos, 1°, 2° e 3°.
🔸 Papinha saber de quê? – Pais e convidados sentados e de babador vão experimentar papinhas e tentar descobrir os sabores.
🔸 Qual é a música – Separe as músicas infantis mais famosas, coloque para tocar, para de repente e a mamãe tem que continuar cantando e/ou saber o nome e autor da música.
🔸 Capsula do Tempo – Mensagens serão escritas para que seu bebê possa ler no futura assim que desenvolva a capacidade de compreende-las.
🔸 Clássica: Acertar a medida da barriga. Exige ter na festa uma fita métrica ou barbante, tesoura e uma régua, neste caso os convidados vão cortar do rolo de barbante o tamanho que acha ter a barriga da mamãe, ganha o mais próximo. Brinde Sugerido: Sabonete artesanal
🔸 Balão/bexiga bem cheia dentro da roupa ou amarrado e o desafio e fazer coisas de grávida, ex: Sentar na cadeira e colocar um par de calçados sem estourar o balão / bexiga.

DESCUBRA:  Charreata faz sucesso entre as grávidas, confira essa novidade

🔸Quiz Bebê – A mamãe vai elaborar perguntas, os convidados vão se reunir em grupos e ganha o grupo que acertar mais. Perguntas tipo: Quantas semanas eu descobri a gravidez? Tive alguma vontade louca de comer algo?
🔸 Acerte o óvulo> Um desenho de um óvulo em um cartaz se possível com isopor ou algo macio colado atrás + palitos, convidadas vendadas vão tentar acertar o óvulo. Ganha quem acertar ou chegar mais próximo.

 

FRALDAS, MIMOS E PRESENTES

🎁 🎁 🎁
Parece meio contra-intuitivo, mas NÃO PEÇA FRALDAS NO SEU CHÁ DE BEBÊ, FRALDAS OU REVELAÇÃO!

Fraldas e mimos no Chá de Bebê

Calma,

O que vou sugerir é fazer junto com a sua festa uma Lista de Chá de Bebê Online.

Mas porque?

Com mais acesso a informações, como este Guia Completo de Chá de Bebê, muitas mães de primeira viagem já estão sabendo que ao pedir fraldas e ganhar mimos e outros presentes corre o risco de PERDER TUDO OU PARTE DAS FRALDAS E PRESENTES, motivos:

🔻 ALERGIA – Acontece com todas as marcas;
🔻 VAZAMENTOS – Por vários motivos, absorção, modelagem, materiais das fraldas e etc;
🔻 MARCAS DUVIDOSAS – Muitas pessoas não conhecem produtos e acabam comprando marcas ruins, isso é muito comum;
🔻 GOSTO – Convidados insistem em dar aquilo que eles “acham que você ou seu bebê vão gostar

ALÉM DISSO

VOCÊ PODE RECEBER TODOS OS ITENS EM DINHEIRO DE FORMA FOFINHA E ELEGANTE E INVESTI-LO ONDE VOCÊ ACHAR MELHOR.

Termine de ler o post e CLIQUE AQUI para saber mais detalhes de COMO fazer o seu. TESTE GRÁTIS e ainda ganhe um site com temas animados, confirmação de presença, mural de Mensagens e muito mais!

 

Look da mamãe

O último ponto que iremos abordar aqui no Chá de Bebê Guia completo é o que vestir na festa.

Moda gestante - look para o dia do Chá de Bebê
Moda gestante – look para o dia do Chá de Bebê

Isso é bem pessoal, realmente vai depender do estilo da mami, mas preparar-se para o chá de bebê é uma experiência emocionante, e escolher a roupa certa pode tornar esse momento ainda mais especial para as futuras mamães. Optar por peças confortáveis e elegantes é fundamental, considerando as mudanças no corpo durante a gestação. Vestidos leves e fluidos, especialmente os modelos que destacam a barriga, são uma escolha popular, proporcionando conforto e estilo.

Além disso, as gestantes podem explorar opções como macacões e conjuntos de blusa e calça, que oferecem versatilidade e permitem fácil movimentação. A escolha de cores suaves e estampas delicadas adiciona um toque adorável ao visual. Tecidos macios e elásticos são ideais para se adaptar às transformações do corpo, garantindo o conforto ao longo do evento.

Considere a Estação do Ano do Chá de Bebê
Determinar a data do chá de bebê é o ponto de partida para escolher o look perfeito, levando em consideração a estação do ano. Dependendo se a festa está programada para o outono, inverno, primavera ou verão, você precisará de roupas mais quentes ou frescas.

Para festas no outono ou inverno, peças com mangas longas, feitas de materiais mais grossos e de comprimento mais longo nas pernas são ideais. Meia-calça ou leggings também são ótimas para manter o corpo aquecido. Já na primavera ou verão, opte por roupas leves, como vestidos, saias e batas de alças finas, proporcionando conforto e respirabilidade. Para as mamães mais ousadas, conjuntos com shorts e croppeds podem ser estilosos e fresquinhos.

Inspire-se no Tema do Chá de Bebê
Se a decoração da festa segue algum tema específico, escolher um look que esteja em sintonia com o tema é uma ótima ideia. Isso pode envolver a cor da roupa, a estampa escolhida ou o modelo do vestido. Se a preferência é por um chá de bebê tradicional, tons de rosa ou azul podem ser escolhas adequadas, combinando com o tema sem serem idênticos à decoração.

Para mamães que buscam um visual mais diferente e moderno, vestidos lúdicos e a combinação de peças favoritas da gravidez podem ser opções criativas.

Ao buscar informações complementares, é relevante mencionar que a indústria da moda gestante tem evoluído, oferecendo uma variedade crescente de opções que combinam estilo e funcionalidade. Marcas especializadas criam peças específicas para as diferentes fases da gravidez, atendendo às necessidades das gestantes com designs modernos e tecidos que proporcionam conforto.

Além das roupas, acessórios como cintos que destacam a barriga, sapatos confortáveis e joias delicadas podem complementar o visual, adicionando um toque pessoal à celebração. Em última análise, o objetivo é que as gestantes se sintam confiantes e radiantes durante o chá de bebê, criando memórias especiais antes da chegada do novo membro da família.

 

Gostou do post Chá de Bebê Guia completo?

 
BAIXE AQUI O SEU Check list completo cha de bebe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *